domingo, 3 de julho de 2011

Mileider Gil (La vendedora de rosas)


Dica de Filme:

La vendedora de rosas

Menino iniciando no crime
Foi um filme Colombiano de 1998 ganhador de 14 prêmios internacionais. Dirigido por Víctor Gaviria foi baseado no conto A Pequena Vendedora de Fósforos (The little match girl em ingês) de Hans Christian Andersen
Sinopse
Drogas
A história do filme conta os acontecimentos vividos por Mônica (Lady Tabares) uma menina de 14 anos que vende rosas nas ruas de Medellín na véspera e no dia de Natal. Depois da morte de sua avó, Mônica acaba nas ruas, num mundo cheio de drogas, prostituição e violência. É aí que encontra suas melhores amigas como a pequena Andréa (Mileider Gil) e com as quais vai morar, e também onde conhece Zarco (Giovanni Quiroz) que a persegue depois de tê-la roubado um relógio.

Atores
Lady Tabares
Giovanni Quiroz
O fato marcante do filme é que os atores não eram profissionais, e sim meninos(as) que realmente moravam nas ruas. O destino dos atores do filme também é um fato interessante, pois a maioria deles morreram, ou foram presos, como são os casos de Zarco (Giovanni Quiroz),  que morreu do mesmo jeito que no filme, e Lady Tabares que está presa até hoje por ter se envolvido no assasinato de um taxista.
Segue um link de uma parte de uma reportagem  sobre o filme e o destino dos atores:

Mileider Gil


Mileider Gil
Mileider Gil foi uma atriz colombiana. Em 1998 participou do filme colombiano La vendedora de rosas dirigido por Víctor Gaviria no qual sua personagem chamada Andréa, uma menina de 10 anos, moradora da cidade de Medellín fugiu de casa porque apanhava de sua mãe. Nesse filme Víctor Gaviria usou meninos de rua como atores, entre eles Mileider, que foi um dos poucos que sobreviveu a dura vida das ruas de Medellín. Em 2005 apareceu em outro filme colombiano Rosario Tijeras. Mileider participou recentemente de um documentário dirigido por Victor Gavíria gravado em escolas de Ciudad Bolívar na Venezuela no qual respondia dúvidas de alunos adolescentes sobre sua vida nas ruas.     
Segue o link do documentário:   
Victor Gaviria en Ciudad Bolivar - Bogota - Parte 5                        




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obs. do autor: Adoro o filme principalmente a personagem Andréa (Mileider Gil), muito boa a cena em que ela da umas vassouradas no padrasto:    

Padrastro: Vea mi amor yo le voy a decir una cosa, yo con uste no tengo que ver nada.. Yo con su mamá y no más.
Niña Andrea: debería de levantarse.. voy a ver..a uste no le da pena?
Padrastro: pena de quee?
Niña: veaa a uste no le da.. hay maría, eamaría en cambio en la calle usted le.. isque i, i.. isque que uste seeee rerasca deeeebajo de la cobija.. a uste no le da pena?
Padrastro: me rasco quee? Uste es que es boba o qué?, se está embobando o qué? Ahh!
Niña: isque se rasca yo no se que.
Padrastro: No yo no me rasco nada! Vea que ba!
Niña: eamaría uste no le da pena.. vea mi mamá pa.. por alla sudando la comida pa venir
mm- mantenerlo a uste!
Padrastro: ahh es que yo tengo que ver con su mamá no con uste mija! Despéguela de aquí
Niña: ah ah, no que pena..
P: como así!.. hasta luego mijaa! Hasta luego que le vaya bien!
N: lo que es con mi mamá es con migo, oyoo?
P: Adiós pues, hablamos, hablamos! Hasta luego que me voy a acostar..   

N: Ah ah no, hablamos la chimbaa! Como así!
P: Como así! Nonononono! Pero como así nooo! ya levantate.. uste es que es boba, depeguela.. noo pero despéguela de aquí mija! Despéguela!
N: Ah ah! La verdad tenga la bonda de respetarme si.. si uste quiere que lo respeten.. Maricón!
P: despéguela!
N: Su aguelito!      
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
KKKKK ou Jajajaja  como se diz na Colômbia.             


                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário